segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

A ordem é samba


Maria Rita - " Samba meu"


Os lançamentos ligados ao samba invadem as lojas ,só que dessa vez a chamada nata da Mpb mostra seu lado sambista , a lista não é pequena depois de Marisa Monte com o cd “Universo ao meu redor” e Marcelo D2 com o cd “Meu samba é assim” misturando o samba ao rap, com elementos da música pop . Agora chega as lojas mais lançamentos de cds Maria Rita , Paulinho da Viola , Roberta Sá, Fabiana Cozza , Tereza Cristina, Mariana Aydar , Luiz Melodia e outros, todos com o samba como guia principal.
. Nesses cds os artistas afirmam que eles gostam e iram mostrar e cantar o seu samba , “O meu samba vai tocar o infinito” canta Maria Rita, “ Há muito tempo eu escuto esse papo furado que o samba acabou , só se foi quando o dia clareou” canta Paulinho da Viola .
. Com essa nova safra de gravações , as obras de sambistas consagrados e a nova safra de compositores passam a ter uma maior visibilidade ,como é o caso da Velha Guarda da Portela ,que depois de anos lançou um cd e agora vai virar filme com a produção da Marisa Monte, o compositor Arlindo Cruz está tendo uma maior visibilidade do seu trabalho através das cinco faixas que a cantora Maria Rita fez de suas músicas, E a cantora e compositora Leci Brandão que recebeu uma homenagem no cd da Mariana Aydar onde as duas cantam “Zé do Caroço”famoso samba de Leci e que as duas tem cantado também em shows.

Marcelo D2 -"Meu samba é assim"


. Nesses novos lançamentos tem várias misturas do samba com a bossa nova, tambores da umbanda, rock, reggae, rap e até batidas eletrônicas, que acaba dando um toque moderno e atrai novos públicos ao samba.
. Os Los Hermanos que na sua mistura de samba com rock fez o ritmo se popularizar entre os que gostam de rock , deixando de lado o preconceito com essa mistura , as batidas de funk nas baterias da escolas de samba também ajudaram a combater o preconceito contra o samba .
. As gravadoras sempre direcionam seus investimentos para um foco é agora o samba que recebi esta atenção, a mídia também ajuda é o resultado parece ser positivo pela qualidade desses trabalhos, com 80 % dos lançamentos sendo de artistas nacionais a cultura brasileira só tem a ganhar.



Marisa Monte - "Universo ao meu redor"








Para ver as meninas - Marisa Monte / Paulinho da Viola

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog